ITEC Brazil

Crescimento do mercado farmacêutico

  • Crescimento do mercado farmacêutico

    Saiba o que mudou, quais são as perspectivas e avanços do mercado farmacêutico

    Já pautamos diversos assuntos aqui no blog da Itec Brazil, mas dentre os mais recorrentes estão os textos relacionados ao mercado farmacêutico no geral. Já falamos a respeito das grandes redes de farmácias e o mercado brasileiro, sobre a participação da mulher neste ramo, sobre medicamentos genéricos, sobre a crise que não afetou o mercado farmacêutico e muitos outros assuntos que você pode ler clicando aqui. Hoje, vamos trazer dados para que você possa entender o crescimento expressivo deste setor.

    Não é para menos que o mercado farma é um dos assuntos mais recorrentes aqui no blog, pois nos últimos tempos a população tem aumentado o cuidado com a saúde. Os laboratórios, por sua vez, oferecem novos medicamentos e tratamentos para auxiliar as pessoas na busca da saúde. Sem falar no envelhecimento e aumento da expectativa de vida da população que contribuem bastante para o crescimento do mercado farmacêutico.

    Panorama dos últimos anos

    Segundo a 19ª Pesquisa Global cm CEOs, somente no ano de 2014, o setor registrou um crescimento de 11,4 % em relação ao ano de 2013, alcançando assim mais de 40 bilhões de reais de lucro. O varejo representa o maior canal de vendas do setor farmacêutico com cerca de 70% do faturamento e movimentação deste mercado.

    Conforme pesquisas realizadas pela IMS Health compilados pela Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), em relação ao primeiro trimestre de 2015, o setor farmacêutico experimentou um aumento no faturamento de 12%, comparado ao mesmo período de 2014. Representando assim quase 11 bilhões de reais faturados durante este tempo.

    De abril de 2014 a março de 2015 as drogarias e farmácias experimentaram um crescimento de 11,5%, garantindo um faturamento superior a 43 milhões de reais. Já em relação às vendas o volume do período até maio foi de quase R$ 135 bilhões. Quanto ao número de doses comercializadas, houve um aumento de 8,4%. Em relação ao ano de 2010, o aumento é de aproximadamente 57%.

    Já no ano de 2016, de acordo com dados do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), o faturamento do setor nos primeiros três meses do ano foi de R$ 8,24 bilhões.

    Projeção para 2017

    A expectativa para o ano de 2017 é de que o mercado de medicamentos continue crescendo, tendo em vista as melhorias econômicas das quais o país está passando, levando a recuperação do mercado. Sem contar que as farmácias e drogarias comercializam produtos de primeira importância e pouco afetado pelos ânimos da economia.

     

     

    Oportunidades

    Graças ao crescimento expressivo do setor farmacêutico é possível montar um negócio com diversas abordagens, pois o crescimento do mercado caminha ao lado da necessidade do cliente com o intuito de continuar absorvendo uma demanda cada vez maior.

    Dentre as inúmeras opções na hora de montar um negócio farmacêutico estão: farmácia de rede, farmácia de manipulação, franquia de drogarias, franquia de farmácia magistral, associativismo de farmácias e drogarias, farmácias on-line e farmácias independentes.

    Com boas projeções para os próximos anos, o setor também é uma boa possibilidade quando falamos de empregos e oportunidades para quem deseja se firmar no mercado.

    Leia os artigos relacionados:

    Farmácias lucram mais com a venda de produtos de bem-estar

    Farmácias: negócio aquecido e concorrido

    Brasileiros fazem compras em farmácias

    Relação comercial entre indústria e varejo


    Logo
    A Itec Brazil atua há mais de 10 anos com soluções de gestão para o varejo, com grande expertise no varejo farmacêutico de médio e grande porte.

    Deixe um comentário

    Campos obrigatórios são marcados *

FALE COM UM CONSULTOR

Solicite o contato de um consultor ITEC Brazil.