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Qual é o lucro da sua drogaria?

  • Qual é o lucro da sua drogaria?

    Suas dúvidas em relação ao lucro operacional de uma farmácia ou drogaria chegaram ao fim

    Quando analisamos um demonstrativo financeiro temos várias fases do lucro, começando pelo lucro bruto e indo até o lucro líquido. Estas fases do lucro podem auxiliar a explicar a discrepância entre os números quando alguns empresários afirmam ter um determinado percentual de lucro.

    Na hora de avaliar se uma farmácia é rentável ou não, a principal referência é o lucro resultante da operação principal do negócio, aquele que é o resultado obtido entre receitas e despesas da operação de compra e venda de produtos. Este é o lucro operacional. Para explicarmos lucro líquido vamos falar de outras receitas e despesas que uma farmácia tem como, por exemplo, recarga de celular, correspondente bancário, prestação de serviços, reformas, troca de equipamentos e modernização.

    Essas receitas e despesas não fazem parte da operação principal da drogaria, portanto não correspondem às operações rotineiras do negócio e não fazem parte dos serviços de compra e venda de produtos. Por isso, as receitas e despesas não operacionais depois de computadas geram o lucro líquido da drogaria.

    Tratando-se de um demonstrativo, os números estão logo abaixo do lucro operacional e quando somamos com as receitas não operacionais e subtraímos pelas despesas não operacionais obtemos o lucro líquido. Nesta fase é realizada a divisão dos lucros entre sócios, caso sua empresa seja uma sociedade. Sem contar que esta é a base para pagamento de imposto para farmácias e drogarias enquadradas no regime tributário de lucro real.

    Sua empresa possui um demonstrativo padrão para analisar os resultados mensais?

    Cuidados com os números da sua empresa nunca são demais, pois desta forma é possível evitar a distorção de lucro no estabelecimento. Problemas com os lucros das farmácias decorrem do fato de que as empresas não obtêm com precisão os descontos sobre os preços de fábrica por grupo de produtos e não computar repasses, descontos financeiros e bônus dos fornecedores.

     

    O que fazer para evitar falhas?

    • Adote um padrão de categoria de despesas, estabelecendo o seu plano de contas;
    • Tenha um método correto para calcular o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), garantindo assim formas corretas de medir os descontos obtidos sobre a compra e concedidos sobre a venda;
    • Caso tenha crediário, lance mensalmente o lastro de RH e o lastro de inadimplência.

    Estes e outros cuidados irão garantir que o gestor dê um grande passo na análise do lucro com a convicção de que o valor condiz com a realidade da empresa

    Adeque as despesas ao faturamento

    Muitas vezes é preciso ter coragem, atitude e razão para implementar medidas de redução de despesas aos patamares que condizem com a realidade do negócio. Gestores adiam a tomada de decisão e preferem aguardar a normalidade de vendas nos meses seguintes na tentativa de adequar as vendas ao tamanho da empresa. Este torna-se o grande problema de muitos líderes, pois eles sabem o quanto é doloroso cortar despesas e preferem se iludir alimentando expectativas de vendas maiores e que dependem de investimentos como aumentar o estoque, contratar pessoas qualificadas, treinar a equipe e entender melhor o mercado.

    Sendo assim, adapte suas despesas a realidade de vendas que possui, planeje os investimentos fazendo um plano de negócios com estudo de viabilidade econômica, monte uma projeção de fluxo de caixa para não ser mais um dos gestores que se iludem com os investimentos e não tem garantia para os resultados que espera.

     

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