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Venda de multivitamínicos pode crescer ainda mais

  • Venda de multivitamínicos pode crescer ainda mais

    Mercado de suplementos e vitaminas ainda tem muito espaço para crescer

    Os multivitamínicos estão ganhando cada vez mais espaço no canal farma pelo fato de terem diferentes indicações e poderem se usados por praticamente todas as pessoas que buscam suprir nutrientes que não são consumidos diariamente.

    Segundo o relatório Mintel de Produtos Farmacêuticos de 2016, este segmento está crescendo constantemente nos últimos anos. No ano de 2014, por exemplo, as receitas de vendas no varejo de vitaminas e minerais atingiram o valor de R$ 2,6 bilhões, representando um aumento de 12% em relação a 2013 e um aumento total de 102% desde 2010.

    Podemos atribuir este aumento de venda a nova maneira que os consumidores veem as vitaminas e minerais. Antes as pessoas tinham a percepção de que esses produtos eram destinados somente para idosos, mas agora os indivíduos jovens perceberam que podem utilizar esses itens para melhorar a aparência. Registrando assim um forte crescimento ao longo dos últimos anos.

    Ainda conforme o relatório, os jovens com idade entre 25 e 34 anos são os principais consumidores de vitaminas e suplementos (21% deles). Enquanto 11% da população de 45 a 54 anos utilizam esses produtos. Dentre os entrevistados, 30% afirmmaram que o valor é um motivador chave para o consumo desses produtos e alegam que se os itens não fossem tão caros, comprariam mais. Conforme o estudo, 41% dos consumidores adquirem multivitamínicos em farmácias e drogarias, mostrando assim a importância de oferecer uma grande diversidade de itens em sua rede. Apenas 13% adquire os produtos em lojas especializadas e 12% em supermercados.

    São inúmeras as razões para o aumento da venda de suplementos e vitaminas, dentre eles o crescente número de pessoas praticando exercícios físicos e fazendo dieta. Esses hábitos mostram que o brasileiro está cada vez mais preocupado com a saúde e o bem estar.

    Como expor multivitamínicos

    Dentre os diferenciais para aumentar as vendas está o de expor os produtos corretamente no Ponto de Venda (PDV). A maior parte dos multivitamínicos não precisa de prescrição médica e por isso pode estar exposta no autosserviço. Seria ideal deixar monovitaminas, suplementos de cálcio e vitamina C juntos. Já os multivitamínicos, seria interessante organizá-los por marca.

    Marcas de referência devem sempre estar na altura dos olhos e as embalagens de diferentes tamanhos precisam estar próximas uma das outras para mostrar as diversas opções que o estabelecimento oferece. Não se esqueça de explorar pontos extras, como cestões, pontas de gôndola e checkout, pois essas estratégias podem auxiliar muito o consumidor a entrar na categoria.

     

    Ações das redes de drogarias

    Neste sentido, o gestor deve aproveitar as oportunidades, investir na comercialização de diversas marcas de suplementos e vitaminas. Além de investir em anúncios educativos destacando quais multivitamínicos não podem faltar em uma dieta saudável e rica em nutrientes. Desta forma, será possível dar dicas para estimular o consumo dos suplementos específicos para as necessidades do paciente.

     

     

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